Escola de Midões

Nome: Escola de Midões
Local: Midões, Portugal
Cliente: Câmara Municipal de Tábua
Data: Novembro 2017
Status: Construído

Memória descritiva e justificativa

 

INTRODUÇÃO

A presente Memória Descritiva e Justificativa diz respeito ao Projeto de Licenciamento de reabilitação do Infantário de Midões após ter sido destruído por um incêndio em Outubro de 2017.

 

OBJETIVO

O objetivo deste licenciamento é reabilitar o edifício de acordo com o préexistente antes do incêndio através do projeto de arquitetura agora entregue.

 

O LUGAR

O terreno do Infantário de Midões situa-se numa área habitacional em Midões composta na sua maioria por moradias unifamiliares.

Situa-se na Rua João Brandão, Midões – Tábua.

Após o violento incêndio que destruiu o Infantário de Midões o edifício ficou praticamente todo destruído, restando apenas as paredes exteriores. As lajes de pavimento dos pisos 0 e 1, por serem de madeira, ficaram
completamente destruídas, as lajes de esteira também foram afetadas, todos os vãos terão de ser substituídos, as infraestruturas danificadas terão de ser refeitas e a cobertura do alpendre traseiro em perigo de ruir será reconstruído.

A escola ficou irreconhecível sendo necessário intervir profundamente por forma a ser reutilizada.

 

PROPOSTA

A intervenção na estrutura do edifício será mínima no sentido de se manter a imagem pré-existente.

Desta forma todo o exterior será mantido, nomeadamente, o alpendre na fachada principal, as dimensões dos vãos, com um desenho simplificado comparativamente ao existente, a relação interior / exterior, a cor do
edifício e os materiais aplicados. Nomeadamente, paredes rebocadas e pintadas à cor branca, caixilharia em PVC à cor branca e cantarias em pedra a recuperar.

Serão substituídas as telhas marselha existentes por telhas de aba e canudo. O alpendre do alçado traseiro será totalmente reconstruído a uma cota mais elevada para permitir subir o pavimento interior.

No interior os usos mantém-se com salas de atividades letivas no Piso 0, e o refeitório e casas de banho de adultos e deficientes no nível inferior do Piso 0.

Foi substituído o gabinete/sala de arrumos existente no Piso 0 por uma casa de banho das crianças ficando, deste modo, numa zona mais central do edifício. No sítio onde estava a casa de banho haverá mais espaço para o refeitório possibilitando o aumento da área para as refeições das crianças. No Piso 1 serão mantidas as salas de apoio à família e um gabinete.

 

PROJETO DE ACESSIBILIDADES

Aproveitamos a intervenção no edifício para melhorar as acessibilidades de mobilidade condicionada. Desta forma, introduzimos uma rampa no exterior junto à fachada principal para acesso ao primeiro patamar no alpendre. Para permitir o acesso do alpendre ao interior de nível rebaixámos toda a cota do Piso 0 em 21cm.

Também no interior propõe-se subir o nível do piso inferior onde se situa o refeitório e casa de banho dos adultos e deficientes em 33cm para permitir a colocação de uma rampa entre a cota das salas de atividades letivas e a cota do refeitório.

Para o acesso ao Piso 1 é proposta uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas implantada na parede exterior das escadas.