Maputo – Projeto Residencial

Nome: Edifício de Habitação em Maputo
Local: Maputo, Moçambique
Data: 2015
Área Bruta de Construção: 5 044m²
Status: Estudo Prévio

O LUGAR

O terreno situa-se num espaço central de Maputo, consolidado com edifícios de habitação na sua grande maioria.

 

PROPOSTA

EXTERIORES

O edifício objeto desta memória descritiva terá 11 pisos acima do solo e um piso abaixo do solo.

A forma do lote é duas fachadas principais para sul e para poente e fachadas tardoz para norte e nascente.

Houve o cuidado de oferecer ao alçado vários volumes e elementos no sentido de harmonizar o conjunto. Assim recuou-se o piso 0 no sentido de obtermos um embasamento e ao mesmo tempo uma galeria para abrigar os pedestres que utilizam a rua e que acedem ao comércio.

Da mesma forma colocou-se o estacionamento nos pisos 1 e 2 enfatizando o embasamento através de uma fachada feita em lâminas de alumínio. Desta forma proporciona-se uma maior leveza ao alçado e ao mesmo tempo permite uma ventilação natural para o estacionamento.

Acima destes pisos localizam-se os pisos de habitação. Nestes pisos a fachada será mais dinâmica e articulada através de varandas e volumes. Também através de diferenças de cores e de materiais se pretende que a fachada tenha mais movimento.

No topo do edifício situa-se um piso recuado de habitação que será o coroamento do volume edificado.

Piso -1 – Este piso será destinado a 18 estacionamentos e áreas técnicas como por exemplo os depósitos de água, gerador e arrecadações. O acesso faz-se por um portão do piso 0 e por intermédio de uma rampa para o piso inferior.

Piso 0 – É neste piso que se situam as 6 lojas, que incluem instalações sanitárias e a entrada para os pisos de habitação e de estacionamento. É também neste piso que os carros vão aceder ao interior do lote para subir ou descer aos estacionamentos. Haverá ainda um espaço de vestiários junto às escadas.

Pisos 1 e 2 – Pisos unicamente destinados aos estacionamentos. No piso 1 haverá 25 lugares e no piso 2 haverá 26.

Pisos 3 ao 10 – Pisos de habitação. Cada piso terá 3 T3 (três quartos e uma sala) e um T2 (dois quartos e uma sala).

Piso 11 – O último piso também se destina à habitação e é composto por dois T3. Como este piso é recuado em relação aos pisos inferiores terá terraços na envolvente das habitações para usufruto destas.

Conforme já referido a proposta para o volume do novo edifício está limitada pela forma do lote de terreno, assim teremos uma forma quadrangular com duas fachadas principais para sul e para poente e fachadas tardoz para norte e nascente. 

As varandas estão na continuidade das salas dos apartamentos dos pisos tipo, têm 1,10m de profundidade e oferecem uma relação com a rua. Os apartamentos do último piso possuem terraços ao longo da fachada poente e sul têm 3,45m de profundidade.

Estas fachadas têm preponderância e importância no conjunto edificado uma vez que completam e consolidam as fachadas marginais dos edifícios já construídos na rua.

Os materiais a aplicar na fachada principal serão o reboco pintado à cor Branca RAL 9010 e à cor Cinza RAL 7011.

Os vãos serão em alumínio anodizado à cor a natural e vidro duplo incolor.

As outras fachadas serão mais encerradas e limpas, a fachada norte terá aberturas para as cozinhas e quartos dos T2 e T3 enquanto que a fachada nascente não terá qualquer abertura.

Os acessos ao interior para a habitação é feito por uma entrada através da Avenida Ahmed Sekou Touré. O acesso ao comércio é feito através da rua e para os estacionamentos através de um portão metálico pintado à cor cinza RAL 7011.

No total o edifício terá 1 piso de comércio, 11 pisos de habitação e três pisos de estacionamento, sendo que um piso de escontra enterrado e os restantes constituem os pisos 1 e 2 respetivamente.

O edifício terá uma atura de 36,8 metros.

 

INTERIORES

No Rés-do-Chão, o hall de entrada para a habitação terá passagem direta para as escadas e elevadores e acesso aos correios.

Haverá seis lojas com entrada direta de rua com frente para a Avenida Ahmed Sekou Touré e para a Avenida Salvador Allende.

Também neste piso haverá uma entrada para carros que dará acesso aos pisos -1, 1 e 2 de estacionamento. Através deste espaço de acesso viário também haverá uma ligação às áreas técnicas.

Os pisos 3 a 11 são destinados à habitação. Cada piso terá quatro apartamentos, um T2 e três T3. O último piso será constituído por dois apartamentos T3. O acesso às habitações será feito por escadas e por dois elevadores.

Todos os apartamentos possuem cozinhas com zona de lavandaria e casa-de-banho para a empregada e casas-de-banho completas.