Adene
- Local: Av. 5 de Outubro, nº 208
- Cliente: Adene – Agência para a energia
-
Data: Lisboa, 14 de Agosto de 2019
MEMÓRIA DESCRITIVA PISO 0
INTRODUÇÃO
A presente Memória Descritiva diz respeito ao Projeto para a remodelação interior do Piso 0 dos escritórios da Adene na Rua 5 de Outubro, nº 208, em Lisboa.
Este piso é usado por todos os utilizadores do edifício.
Foi solicitado à Conceito Arquitetos o estudo para a remodelação do espaço onde agora funciona o hall de entrada e arrecadação.
O novo programa para este piso incluía:
- Hall de entrada;
- Sala de expediente;
- Arrecadação existente.
PROPOSTA
O espaço atualmente usado para hall de entrada será reformulado e subdividido para a colocação de uma nova sala de expediente.
A sala de expediente recebe pessoas do exterior que entregam correio. É a partir daqui que depois é distribuído pelos vários pisos.
Esta sala é composta por paredes e porta em vidro para uma boa visibilidade. No seu interior tem um balcão onde o correio é recebido.
O restante espaço da entrada é destinado ao hall de entrada com uma pequena área de espera e um balcão virado para a porta de entrada.
Este espaço terá nova Comunicação Visual, nomeadamente um diretório a indicar a ocupação por piso.
O pavimento em pedra será recuperado e os tetos serão todos substituídos conforme projeto.
Na arrecadação serão mantidos os materiais existentes. Haverá uma demolição parcial do espaço conforme encarnados e amarelos.
MEMÓRIA DESCRITIVA PISO 1
INTRODUÇÃO
A presente Memória Descritiva diz respeito ao Projeto para a remodelação interior do Piso 1 dos escritórios da Adene na Rua 5 de Outubro, nº 208, em Lisboa.
A Adene já ocupa este piso e outros neste edifício.
Foi solicitado à Conceito Arquitetos o estudo para a remodelação do espaço onde agora funciona o refeitório, áreas técnicas, gabinetes médicos e outras salas.
O novo programa para este piso incluía:
- Novo refeitório com apoio de lavatórios, armários e micro-ondas;
- Salas de Formação composto por três salas;
- Apoio às salas de Formação;
- 2 Gabinetes médicos;
- Centro de Suporte;
- Arrecadação.
PROPOSTA
Propõe-se a demolição integral do existente exceto o pavimento do hall dos elevadores e as alvenarias desse mesmo espaço, que serão revestidos com outro material.
Todos os materiais serão substituídos, nomeadamente os pavimentos, os tetos, as paredes interiores, a iluminação, os rodapés, os vãos interiores e casas de banho.
A partir do hall dos elevadores vão manter-se as duas entradas existentes com a substituição das portas.
As entradas estão separadas entre dois tipos de utilização. Uma das entradas dará acesso aos funcionários da Adene que utilizam o refeitório e os gabinetes médicos. A outra entrada servirá principalmente para os formandos para as salas de formação.
Os funcionários que trabalham no Centro de Suporte poderão utilizar qualquer das entradas pois terão outras portas exclusivas para entrar para o espaço de trabalho através de cartões ou outro sistema pessoal.
O espaço destinado à formação é composto por zona de receção e de apoio nos intervalos, 3 salas de formação e um espaço destinado a funcionários que darão apoio à formação.
As 3 salas de formação são divididas por painéis amovíveis. Estas salas poderão ser unidas com a recolha destes painéis e converterem-se em uma sala grande.
A zona com acesso aos colaboradores da Adene, conforme referido, é composta por dois gabinetes médicos para consultas internas e um refeitório com 53 m2 onde poderão almoçar cerca de 40 pessoas em simultâneo. O mobiliário é todo novo, como armários, lava-louças, bancadas e microondas. Está prevista a instalação de mesas redondas, mesas compridas e sofás e pufes num espaço de estar.
Ao lado do refeitório existe uma área de arrumos para apoio às salas de formação, onde podem guardar águas e outros produtos e um frigorífico.
O Centro de Suporte está dividido dos restantes espaços através de portas com controlo de entrada. Este espaço é totalmente aberto com postos de trabalho e zona de reuniões.
O hall dos elevadores será reformulado com a colocação de um pavimento em vinil da Gerflor em cima do pavimento existente e de painéis em MDF lacado em todas as paredes.
As instalações sanitárias também são totalmente reformuladas, nomeadamente as loiças, o pavimento e paredes. Também as divisórias e todo o equipamento será novo.